O XVIII Encontro latino-americano dos Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil será de 15 a 20 de março em Curaçao, no Caribe
Da redação, com Jovens Conectados
Quatro jovens, membros da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional, ligada à Comissão para a Juventude, da CNBB, serão os representantes brasileiros no XVIII Encontro latino-americano dos Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil. O evento será realizado de 15 a 20 de março, em Curaçao, no Caribe. Além deles, participarão também Dom Vilsom Basso e padre Antônio Ramos, ambos da Comissão para a Juventude.
A tarefa dos representantes será apresentar uma retrospectiva da pastoral juvenil no Brasil e mostrar as ações realizadas no país à luz do documento “Civilização do Amor”, que propõe um caminho de evangelização no continente. Além disso, apresentarão projetos e articularão ações com as pastorais juvenis de outros países.
A delegação é composta por jovens líderes das quatro expressões juvenis da Igreja no Brasil. O representante das Pastorais da Juventude é Iago Ervanovite, integrante da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE); das congregações, Maurício Stanzani, membro das Irmãs de Santa Doroteia; das novas comunidades, Anderlon Mendes, pertencente à Obra de Maria; dos movimentos, Valesca Montenegro, dos Focolares.
Iago avalia que o encontro será uma oportunidade de reafirmar as articulações com outras expressões de juventude na América Latina, enriquecendo as atividades brasileiras a partir das experiências estrangeiras. “Sabemos que vamos para partilhar as experiências da Pastoral Juvenil do Brasil com os irmãos latino-americanos, mas temos ainda mais certeza de que iremos aprender muito”, destaca.
O evento
O XVIII Encontro latino-americano dos Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil é um espaço de avaliar, celebrar, partilhar e planejar a caminhada da Pastoral Juvenil no continente americano. O tema do encontro é: Revitalizando e valorizando a realidade dinâmica e em mudança da Pastoral da Juventude. E a iluminação bíblica diz: “Lembre-se, porém, de todo o caminho que Javé, seu Deus, fez você percorrer” (Dt 8,2).