Profissionais mulheres

Jornalistas no Vaticano organizam simpósio sobre a mulher

Mulheres jornalistas buscam, com o simpósio, despertar a Igreja na defesa dos direitos das mulheres vítimas de conflito, violência de gênero e tráfico

Da Redação, com Rádio Vaticano

Mulheres jornalistas do Vaticano organizam um simpósio sobre o papel da mulher. Realizado a partir desta sexta-feira, 29, até domingo, 31, a intenção é despertar a Igreja na defesa dos direitos das mulheres vítimas de conflito, violência de gênero e tráfico.

“A Igreja diante da condição das mulheres hoje” é o tema do simpósio que será realizado na Academia de Ciências Sociais do Vaticano.

O tema “mulher” tem estado em evidência em vários eventos organizados pela Igreja nos últimos meses. De 22 a 24 de maio, por exemplo, foi realizado em Roma um Congresso Internacional dedicado à mulher. Porém, esse simpósio é o primeiro organizado exclusivamente por mulheres.

As organizadoras do evento são jornalistas responsáveis por um suplemento mensal, do jornal L’Osservatore Romano, dedicado às mulheres na Igreja católica: “Donne, chiesa, mondo” (“Mulheres, Igreja, mundo”). O caderno informativo foi criado em 2012, durante o pontificado de Bento XVI.

Em debate no simpósio, que contará com a exposição de convidadas católicas e não-católicas, estarão as violações massivas de mulheres, em particular na República Democrática do Congo, a violência de gênero no Ocidente e os maus-tratos sofridos pelas religiosas na África.

Também serão abordadas questões como a identidade feminina e o novo papel da mulher, a filiação biológica, barriga de aluguel e adoção. Em coletiva de imprensa sobre o evento, as organizadores deixaram claro que o simpósio não tratará de reformas para dar mais poderes às mulheres na Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo