O núncio apostólico na Espanha, o arcebispo Manuel Monteiro de Castro, assistiu na tarde deste domingo ao início da Assembléia de Delegados diocesanos de Meios de Comunicação Social, Madri. Ele destacou a importância dos meios de comunicação no mundo de hoje.
Dom Manuel Monteiro de Castro destacou que os jornalistas católicos são portadores da verdade e mostrou que quando se tem Deus, não existem problemas, ainda que venham os vendavais.
A Assembléia de Delegados foi inaugurada pelo bispo de Asidonia-Jerez e presidente da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social, Dom Juan del Río, que destacou o trabalho dos profissionais nas delegações de meios de comunicação: “Graças a esse trabalho, a vida da Igreja se converte em notícia” . E reconheceu: “São tempos difíceis e turbulentos para todos nós”.
Também interveio na inauguração da Assembléia o diretor do secretariado da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social, José María Gil Tamayo, que expôs o interesse da Igreja pelo cinema. “Desde a CEE se aposta na comunicação, no respeito, na não-exclusão e na tolerância”, declarou.
Gil Tamayo fez um percurso pelos temas que se trataram nesta Assembléia e que girarão entre a tela grande e a tela pequena do computador com experiências de curta-metragem, Internet e a campanha de autofinanciamento da Igreja.