Uma grande novidade na história do jornal da Santa Sé
news.va
Para que as palavras de Francisco cheguem de forma direta, sem intermediários que as interpretem ou manipule, está sendo lançada em Buenos Aires a edição argentina do L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.
Como destaca o diretor, Giovanni Maria Vian, “é uma grande novidade na história do periódico da Santa Sé”, que neste primeiro número traz na capa um quirógrafo de Francisco, isto é, uma carta escrita à mão com palavras de incentivo à iniciativa. Outra novidade da edição argentina é que pela primeira vez, o ‘jornal do Papa’ será dirigido por um cristão não católico: o biblista e teólogo protestante Marcelo Figueroa, amigo do Papa Francisco.
Distribuído com o diário ‘Perfil’, o primeiro número terá 16 páginas e estará nas bancas sexta-feira, 30 de dezembro. Assim, a Argentina se torna o primeiro país do mundo a acrescentar conteúdos próprios à edição italiana, cujo primeiro número saiu em 1º de julho de 1861.
No quirógrafo, o Papa refere: “Com alegria, saúdo a nova presença do L’Osservatore Romano na Argentina. Através do cotidiano da Santa Sé, o serviço do Papa poderá ser divulgado diretamente. Peço a Nosso Senhor que abençoe aqueles que trabalham neste projeto a serviço do Reino de Deus e que a Virgem Santa os guarde. E por favor, peço aos leitores que não se esqueçam de rezar por mim”.