Vídeo

Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação

"Onde está a alma de Madrid?". É com essa pergunta que começa o vídeo promocional oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que acontece de 16 a 21 de agosto em Madrid (Espanha). A produção foi lançada na manhã desta sexta-feira, 25, diante das dezenas de voluntários que participaram das filmagens.

O Museu do Prado, o terminal T4 do aeroporto de Barajas, a praça de Cibeles, o aeródromo de Cuatro Vientos e a Catedral da Almudena foram alguns dos cenários que serviram de plano de fundo para a gravação do vídeo.

Assista ao vídeo oficial

Assista ao trailler

A participação de atores e figurantes começou com a convocatória do elenco. Desde o início, foram os jovens de Madrid que convidaram outros jovens de todo o mundo para ir à capital espanhola. Interessaram-se para os testes de câmera cerca de 120 pessoas, e finalmente 40 delas participaram no vídeo.

O autor do vídeo é o diretor criativo de Telemadrid, Javier Fernández Montes, que busca responder à pergunta: "o que diferencia uma cidade com relação às outras?". Montes conclui que Madrid tem uma soma de peculiaridades que a tornam única, de tal forma que seja "uma cidade com alma". Essa metáfora recorre a produção recém-apresentada: "A alma é o que serviu a Telemadrid como fio argumentativo e criativo para o desenvolvimento deste projeto, uma palavra com múltiplas conotações, que faz referência ao espírito, mas, sobretudo, a algo muito terreno, porque o que tem alma é aquilo que está vivo".

O vídeo é um trabalho bastante cuidadoso, com uma fotografia de extraordinária qualidade e um ritmo alegre para apresentar Madrid a um público juvenil internacional.

A gastronomia, a arquitetura, a vida de suas ruas ou sua história são o pretexto para recorrer com imagens diversos lugares de Madrid e convidar os jovens a participar de uma JMJ que acontecerá na "capital mais aberta e acolhedora da Europa, e com infraestruturas preparadas para a organização de grandes eventos", nas palavras do diretor de Comunicação da JMJ, Yago de la Cierva.

O atrativo da própria cidade foi aproveitado para, segundo de la Cierva, "abrir um sorriso largo em muito jovens, para que se reservem essas datas e não percam a melhor festa internacional do próximo ano".

Tal "internacionalidade" refletiu-se também no vídeo, onde fala-se espanhol, inglês, português e francês. Os protagonistas são jovens do México, França, Costa do Marfim, Brasil, Itália e Polônia que vivem em Madrid.

O promocional tem uma versão extensa de 3'40'' e outra mais curta, de 1', e já está disponível em espanhol e inglês.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo