Em visita ao Vaticano

JMJ 2013 já começou no Brasil, diz Dom Dimas Lara ao Papa

Nesta sexta-feira, 7, a nova presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) foi recebida em audiência pelo Papa Bento XVI.

"O Papa foi informado de que a Jornada Mundial da Juventude já começou no Brasil, com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, e uma intensa programação que se estenderá até 2013 e continuará depois de realizada a Jornada", salientou o vice-presidente do CELAM, Dom Dimas Lara Barbosa.

De acordo com um dos vice-presidentes da entidade, foi apresentado ao Santo Padre o Plano Global do CELAM para o quadriênio 2011-2015, cuja realização será marcada por alguns eventos eclesiais de grande envergadura, como, por exemplo, a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que marcou decididamente a pastoral nos países da região.

Além disso, foi apresentado ao Pontífice o projeto de tradução da Bíblia, para uso de todas as Igrejas da América de língua hispânica, além das comunidades migrantes em outros países, particularmente nos Estados Unidos.

Encontro com os Pontifícios Conselhos

Na parte da tarde, a Presidência do CELAM visitou o Pontifício Conselho para os Leigos, onde o tema da Jornada Mundial da Juventude foi, mais uma vez, recordado.

Logo depois, a diretoria do CELAM se reuniu no Pontifício Conselho para a Família. Na ocasião o presidente organismo do Vaticano, Cardeal Enio Antonelli falou do Congresso Mundial das Famílias que se realizará no próximo ano, em Milão.

Em ambas as ocasiões, destaca Dom Dimas, "os bispos do CELAM puderam perceber, com a graça de Deus, a plena sintonia dos objetivos previstos no Plano Global e as Diretrizes que a própria Santa Sé, como colaboradora do ministério do Santo Padre, procura estabelecer na Igreja Católica em todo o mundo".

A presidência do CELAM é composta por Dom Carlos Aguiar Retes (Presidente); pelos dois Vice-Presidentes, Dom Ruben Gomez Salazar e Dom Dimas Lara Barbosa; pelo Secretário-Geral, Dom Santiago Silva Retamale; e pelo Presidente do Conselho Econômico, Dom Carlos María Collazzi Irazabal.

A nova presidência do CELAM está em visita ao Vaticano desde quinta-feira, 6, e permanece e até a quarta-feira, 12.

Dom Dimas fala sobre visita ao Santo Padre

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo