Terremoto e tsunami

Japão relembra 5 anos da tragédia de Fukushima

Terremoto e tsunami atingiram usina nuclear em Fukushima, espalhando radiação que contaminou água, alimentos e o ar

Rádio Vaticano

O Japão recorda nesta sexta-feira, 11, os cinco anos do terremoto e tsunami que mataram milhares de pessoas e desencadearam a pior tragédia nuclear em 25 anos.

O terremoto de magnitude 9 foi registrado em alto mar, criando ondas gigantescas que devastaram a linha costeira matando aproximadamente 20 mil pessoas.

O tsunami invadiu a usina nuclear de Dai-ichi, em Fukushima, provocando o derretimento de três reatores. A radiação se espalhou por uma vasta área no interior do país, contaminando água, alimentos e ar.

Mais de 160 mil pessoas foram evacuadas para cidades vizinhas e cerca de 10% ainda vivem em casas temporárias construídas nos arredores de Fukushima. Muitos outros se mudaram para longe das suas cidades e começaram uma nova vida. Alguns locais ainda são considerados zona vermelha devido ao alto nível de radiação.

O primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, participou de uma cerimônia em Tóquio marcada por um minuto de silêncio na hora em que o terremoto começou. Sinos tocaram por toda a cidade e, em todo o país, os cidadãos inquinaram-se em respeito à memória dos que morreram na tragédia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo