Negociações por paz

Israel e Hamas fazem acordo de cessar-fogo, dizem autoridades

Israel e o Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, fizeram um acordo de cessar-fogo depois de cinco dias de violência na fronteira, disseram autoridades nesta segunda-feira, 22.

Uma autoridade que estava envolvida nas negociações entre Israel e as facções palestinas em Gaza disse que os grupos "chegaram a um entendimento sobre uma trégua e que a trégua já começou".

Uma autoridade palestina disse que o Hamas concordou em assegurar o reconhecimento do cessar-fogo por grupos militantes menores, que foram responsáveis pela maior porte dos foguetes lançados contra Israel na mais recente onda de violência.

O gabinete de segurança do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia se reunido mais cedo nesta segunda-feira para decidir se o Exército cessaria seus ataques contra a Faixa de Gaza caso os militantes suspendessem os ataques contra Israel, segundo um porta-voz israelense.

Assim como em acordos semelhantes feitos no passado, a trégua não é um acordo formal, mas cada lado afirma que suspenderá a violência se o outro fizer o mesmo.

A violência irrompeu na quinta-feira quando militantes atravessaram a fronteira no sul de Israel e realizaram uma série de violentos ataques contra veículos em uma estrada tranquila no deserto israelense. Mais de 30 pessoas morreram nos ataques e posteriormente pelos foguetes e bombardeios aéreos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo