window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Negociação

Israel amplia lista de bens autorizados a entrar na Faixa de Gaza

Em meio à retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yossi Gal, e o diretor-geral dos Territórios, general Eytan Dangot, anunciaram nesta segunda-feira, 5, a ampliação da lista de bens autorizados a entrar na Faixa de Gaza.

Há quase três anos, a região é submetida a um embargo comercial por Israel. A ideia é autorizar bens de consumo, mas manter a proibição a materiais de construção e de uso militar.

As informações são da rede estatal de televisão de Israel, Channel 1. Gal e Dangot disseram que está em fase de elaboração a nova lista. As restrições impostas por Israel são criticadas pela comunidade internacional, inclusive pelos Estados Unidos. Nos últimos dias, foi anunciada a redução do embargo.

No entanto, os países muçulmanos criticaram as autorizações. Para eles, as medidas ainda são insuficientes e o ideal é o fim do embargo, sem restrições. O assunto é tema da reunião entre o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, e o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, na tarde de hoje.

A nova lista foi mostrada ontem ao chefe do Departamento de Inteligência do Egito, Omar Suleiman. Ainda hoje o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve desembarcar em Washington, nos Estados Unidos. Ele tem conversas agendadas com o presidente norte-americano, Barack Obama.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo