Oriente Médio

Israel aceita apelo para retomar negociação de paz com Palestina

Israel aceitou neste domingo, 2, o pedido de mediadores internacionais para retomar as negociações de paz com os palestinos. E pediu que o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, tenha o mesmo objetivo ao invés de buscar apenas que a Organização das Nações Unidas aceite sua nação como estado membro. A conversas para alcançar um acordo de paz é mediado pelo quarteto formado por Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU.

"Israel aceita o pedido do quarteto por negociações diretas entre as duas partes sem impor qualquer precondição," consta de comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em 23 de setembro, o quarteto pediu que as duas partes retomassem as negociações no prazo de um mês.

Abbas, no entanto, rebateu dizendo que não iria negociar enquanto Israel não interrompesse a política de levantar assentamentos na Cisjordânia, que a Palestina clama como parte do futuro país, incluindo a Faixa de Gaza e a parte leste de Jerusalém como capital. Israel, na contramão dos esforços, anunciou na terça-feira a intenção de construir 1.100 novas residências em Gilo, região perto de Jerusalém.

No comunicado, Israel disse ter algumas preocupações com o plano do quarteto, mas sem entrar em especificidades. "Pedimos que a Autoridade Palestina faça o mesmo e entre em negociações diretas sem nenhuma postergação," consta do comunicado do gabinete de Netanyahu.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo