ESTREIA EM PARIS

Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançam para semis da canoagem

Na estreia da modalidade, dupla passa de fase em disputa por medalhas; brasileiro quebra recorde sul-americano no lançamento de dardo e também se classifica

Gabriel Fontana e Laura Lo Monaco
Da Redação

Jacky Godmann e Isaquias Queiroz estão classificados para semifinal da categoria C2 – 500 metros / Foto: Alexandre Loureiro/COB

Na estreia da canoagem velocidade nas Olimpíadas de Paris 2024, um dos mais vencedores atletas brasileiros já teve disputa eliminatória – e se classificou. Isaquias Queiroz, dono de quatro medalhas olímpicas, e Jacky Godmann se classificaram para as semifinais da categoria C2 – 500 metros.

Na primeira bateria, os canoístas ficaram na terceira posição, que os levou às quartas de final. Nesta fase da disputa, a dupla chegou na frente, percorrendo o trajeto em 1:38.78, e conseguiu a classificação para as semifinais, que acontecerão na quinta-feira, 8. Isaquias competirá ainda na categoria C1 – 1000 metros, com a primeira eliminatória a ser realizada nesta quarta-feira, 7.

Outros resultados do dia

Outras classificações marcaram o dia brasileiro em Paris. A seleção feminina de vôlei enfrentou a República Dominicana em busca de uma vaga na semifinal e atropelou: foram 3 sets a 0 para garantir a classificação.

No atletismo, Rafael Pereira venceu a repescagem dos 110 metros com barreiras e passou para as semifinais. No lançamento de dardo, Luiz Maurício da Silva foi ainda mais longe, tanto quanto seu arremesso de 85,91 metros. Além de garantir a classificação para a final, o atleta quebrou o recorde sul-americano, que já pertencia a si próprio.

Luiz Maurício da Silva quebrou recorde sul-americano ao atingir marca de 85,91 metros no lançamento de dardo / Foto: Miriam Jeske/COB

Pedro Rodrigues disputou a mesma modalidade, mas não conseguiu avançar. Também foi o caso de Lissandra Campos e Eliane Martins, que não passaram de fase no salto em distância, e de Tiffany Marinho, que participou da repescagem dos 400 metros rasos e foi eliminada. No vôlei de praia, Evandro e Arthur foram superados por David Åhman e Jonatan Hellvig, da Suécia.

Foi por pouco

No skate park, Dora Varella chegou perto de conquistar uma medalha após disputar a final, mas terminou na quarta posição. Outras brasileiras que participaram da modalidade foram Raicca Ventura e Isadora Pacheco, mas ambas não conseguiram chegar à disputa por medalhas.

Dora Varella se destaca em final do skate park, mas não consegue medalha / Foto: Alexandre Loureiro/COB

Na final individual dos saltos no hipismo, Stephan Barcha e a égua Primavera também estiveram próximos de subir ao pódio, mas as penalizações sofridas acabaram afetando o desempenho. Eles terminaram na 5ª posição, enquanto Rodrigo Pessoa, montando Major Tom, desistiu da prova após cometer duas faltas.

Outros compromissos do dia

Ainda hoje, o Brasil tem mais três confrontos eliminatórios, todas em esportes coletivos – e que deixarão a torcida dividida entre qual modalidade assistir. Às 16h, a seleção de futebol feminino entra em campo contra a Espanha pelas semifinais do torneio olímpico. Às 16h30 começam as disputas das quartas de final nas quadras: o time feminino de handebol pega a Noruega enquanto a equipe masculina de basquete encara os Estados Unidos.

Quadro de medalhas

O Brasil alcançou um total de 13 medalhas, sendo duas douradas, e está na 17ª colocação do quadro de medalhas. As conquistas do país vieram com:

O quadro de medalhas continua sendo liderado pela China, com 22 medalhas de ouro e 56 ao todo. Os Estados Unidos seguem na segunda posição, com 21 medalhas de ouro e 79 no total, enquanto a Austrália assumiu o terceiro lugar, com 14 medalhas de ouro e 35 ao todo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo