Encontro ecumênico

Inicia-se viagem do Cardeal Bertone à Armênia

Inicou-se esta terça-feira, 4, a visita do Secretário de Estado do Vaticano à Armênia, a convite das autoridades religiosas locais. A viagem tinha sido adiada no último domingo, por causa da situação criada após manifestações de protestos e a declaração do estado de emergência por parte do governo de Erevan.

O primeiro momento oficial da visita servirá para levar uma mensagem de Bento XVI ao Patriarca Karekin II, chefe espiritual da Igreja Apostólica Armênia.

O número dois do Vaticano permanecerá neste país até o dia 6 de Março, partindo depois rumo ao Azerbaijão. Ambas as visitas pretendem "manifestar a proximidade de Bento XVI aos fiéis católicos destes países".

O Cardeal italiano irá encontrar-se com as autoridades políticas das duas nações, em conflito por causa do controlo do enclave armênio de Nagorno-Karabakh.

No Azerbaijão, onde permanece até 9 de Março, Dom Tarcísio Bertone irá encontrar-se com o líder dos muçulmanos no Cáucaso, Sheik ul-Islam AllashukurPashazade, e outros responsáveis religiosos, "para exprimir a vontade da Igreja Católica em colaborar no compromisso comum em favor da paz, da concórdia entre os povos e o do bem da família humana".

Em Baku, o Cardeal irá marcar presença na inauguração da nova igreja Católica, construída em um terreno doado ao falecido Papa João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo