Acidente aéreo

Indonésia investigará AirAsia sobre acidente com Airbus A320-200

“Vamos investigar todos os horários dos voos da AirAsia. Espero que possamos começar na próxima segunda-feira”, disse o diretor-geral do transporte aéreo

Reuters

Navios em busca de destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram dois “grandes objetos” no fundo do mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste sábado, 3.

Enquanto isso, autoridades em Jacarta dizem que a AirAsia estava violando os termos de sua licença para a rota de Surabaya a Cingapura ao voar em um domingo, dia em que o Airbus A320-200 mergulhou no mar de Java. As autoridades disseram que investigarão outros horários de voo da companhia aérea de baixo custo.

O chefe da agência de busca e salvamento Fransiskus Bambang Soelistyo disse que veículos submarinos operados remotamente (ROV, na sigla em inglês) estavam sendo usados para tentar capturar imagens para confirmar se os objetos submersos eram partes do avião perdido.

“Nós detectamos dois objetos debaixo d’água a 30 metros de profundidade”, disse Soelistyo. “Neste momento, estamos operando o ROV para tirar fotos dos objetos.”

Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Borneo para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e seus gravadores de caixa-preta.

Não houve sobreviventes encontrados desde o acidente, que aconteceu cerca de 40 minutos depois que o avião decolou da segunda maior cidade da Indonésia, em uma área conhecida por intensas tempestades tropicais durante a estação das monções atual.

Controladores de tráfego aéreo perderam o contato com a aeronave após minutos de voo, depois que o piloto pediu para voar mais alto para tentar evitar uma célula de tempestade.

As autoridades indonésias na sexta-feira questionaram se o piloto seguiu os procedimentos corretos do boletim meteorológico, e mais tarde suspenderam voos da AirAsia de Surabaya para Cingapura por aparentemente violar os termos de sua licença para a rota.

Djoko Murdjatmodjo, diretor-geral do transporte aéreo, disse neste sábado que o Ministério dos Transportes vai investigar todos os horários de voos da AirAsia a partir de segunda-feira, 5.

“Vamos investigar todos os horários dos voos da AirAsia. Espero que possamos começar na próxima segunda-feira. Nós não vamos focar nas licenças, apenas na agenda”, disse ele. “É possível que a licença da AirAsia na Indonésia seja revogada”, acrescentou, sublinhando que essa era apenas uma possibilidade.

Sunu Widyatmoko, chefe da Indonesia AirAsia, disse a jornalistas que a companhia aérea, que é em 49 por cento detida pela AirAsia baseada na Malásia, iria cooperar com o inquérito.

“O governo suspendeu os nossos voos de Surabaya para Cingapura e de volta”, disse ele. “Eles estão fazendo o processo de avaliação. A AirAsia vai cooperar plenamente com a avaliação.”

Autoridades disseram que 21 corpos foram retirados do mar na sexta-feira, incluindo dois ainda presos nos seus lugares, elevando o número total de vítimas recuperadas para 30.

Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais – as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo