A beatificação de Ceferino Namuncurá será celebrada no domingo, dia 11, pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, em Chimpay, na Patagônia argentina, cidade natal do jovem índio, filho de um famoso cacique de uma tribo local, que foi aluno dos Salesianos e morreu de tuberculose, em 1905, sem ter realizado seu desejo de ser sacerdote.
O Cardeal Bertone viajará amanhã para a Argentina onde, além de beatificar Ceferino, se reunirá com as autoridades políticas do país e com os membros da Conferência Episcopal Argentina.
No sábado, o cardeal se reunirá com o vice-presidente eleito, Julio Cobos, e com o governador eleito da província de Buenos Aires, Daniel Scioli. À tarde, irá a Fortín Mercedes, para celebrar uma missa no local do túmulo de Namuncurá, que morreu em Roma, com apenas 19 anos de idade, sem ter concluído os estudos, junto à congregação salesiana, que o levariam a receber a ordenação sacerdotal.
O cardeal secretário de Estado, ele também salesiano, visitará também as comunidades salesianas de Viedma, Rio Gallegos e Rio Grande, na Patagônia. Na quarta-feira, dia 14, o cardeal se reunirá com o presidente Néstor Kirchner e, provavelmente, com sua esposa e presidente eleita, Cristina Fernández Kirchner.