Vaticano

Indígena argentino será beatificado

Bento XVI autorizou neste sábado, dia 7, a publicação dos decretos dos respectivos milagres realizados por intercessão de dois Servos de Deus latino-americanos: o jovem leigo indígena argentino Ceferino Namuncurá e a venezuelana fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Terceira Ordem Regular da Venezuela, Candelaria de San José Paz Castillo Ramírez.

Durante a audiência com o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, o Santo Padre aprovou deste modo a publicação dos milagres de dois Beatos e outros três Servos de Deus; o martírio do Antonio Primaldo e seus companheiros laicos; e a declaração das virtudes heróicas de oito Servos de Deus.

O 'santo indiozinho' e a Fundadora

Em maio passado foi informado que a Congregação para as Causas dos Santos tinha aprovado por unanimidade o milagre atribuído à intercessão de Ceferino Namuncurá (Chimpay 1886 – Roma 1905), o jovem secular índio, filho de um famoso cacique nativo argentino, aluno da Sociedade de São Francisco de Sales, que morreu de tuberculose, desejando ser sacerdote.

O milagre aprovado aconteceu em 2000, ano do Jubileu Cristão. É o caso de uma mulher cordovesa de 24 anos de idade que se curou de forma instantânea e integralmente de um câncer de útero, e que, posteriormente, pôde voltar a conceber.

A Agência de Notícias Salesianas informou que a cerimônia de beatificação do 'santo indiozinho' será realizada em 11 de novembro, muito provavelmente na localidade natal do jovem mapuche, mas a decisão deve ser adotada pela Conferência Episcopal Argentina.

Por outro lado, grande júbilo suscitou na Venezuela o anúncio da aprovação do milagre da religiosa Candelaria de San José, no século Susana Paz Castillo Ramírez (1863-1940), Fundadora da Congregação das Religiosas Carmelitas da Terceira Ordem Regular, na atualidade Religiosas Carmelitas de Madre Candelaria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo