Índia

Índia ganha primeira universidade católica

Será inaugurada oficialmente no próximo dia 6 de dezembro a primeira universidade católica da Índia, intitulada Universidade de Don Bosco de Guwahati. A universidade salesiana fica no Estado indiano de Assam. Participarão da solene cerimônia, prevista inicialmente para o dia 31 de outubro, mas adiada por causa de uma série de atentados na cidade, entre outros, o primeiro-ministro de Assam, Tarun Gogol e outros quatro ministros de Estado.

O projeto foi apoiado pelo Reitor Mor dos salesianos, padre Pascual Chávez, e também contou com a ajuda financeira da Conferência Episcopal Italiana e da Inspetoria Chinesa. O novo ateneu, explicam os responsáveis, será um centro de ensino, pesquisa e consulta que abrangerá três grandes setores: o das tecnologias, dos serviços e o setor social. Biotecnologia, Enfermagem, Economia, Comunicação Social são alguns dos cursos previstos, entre os quais destacam-se Religião e Cultura, Ética e Estudos sobre populações tribais, uma das principais áreas de apostolado dos Salesianos na região. De fato, a Índia norte-oriental é uma região com alta densidade tribal.

No último mês de agosto foi aberta primeira Faculdade de Engenharia e Tecnologia, que conta já 240 estudantes e que pleno regime poderá abrigar 1.500.

A Sociedade de Don Bosco está presente na Índia há um século e possui hoje 5 mil religiosos entre sacerdotes, irmãos e religiosas que administram 27 escolas e mais de 100 institutos técnicos. 
 
Leia mais
.: Papa nomeia responsável por escolas e universidades católicas

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo