Em Patras, na Grécia, 25 assentamentos foram evacuados por conta do fogo; no Canadá, bombeiros ainda lutavam para manter o fogo sob controle
Da redação, com Reuters

Casas e fábricas são carbonizadas e pessoas evacuadas enquanto incêndios florestais se alastram próximo a Patras, na Grécia / Foto: Reprodução Reuters
Um incêndio florestal perto da cidade de Patras, no oeste da Grécia, provocou a evacuação de pelo menos 25 assentamentos nesta terça-feira, 12, e na quarta-feira, 13, enquanto os incêndios persistiam em todo o país. Chamas vermelhas e fumaça escura subiam sobre uma fábrica de cimento que foi incendiada pelo incêndio de rápida propagação, que varreu olivais e florestas, interrompendo o tráfego ferroviário e rodoviário.
Leia também
.: Incêndios destroem e forçam saída de moradores na França e Espanha
No Canadá, bombeiros lutavam para conter um incêndio florestal perto de Halifax. Colunas espessas de fumaça foram vistas enquanto helicópteros e aeronaves lançavam água e retardante sobre o incêndio florestal, localizado perto de um parque empresarial na área do Lago Bayers.
Em Patras, apesar dos diversos avisos de evacuação, muitos moradores decidiram ficar em suas casas, enquanto outros assistiam em desespero e raiva enquanto seus meios de subsistência eram engolidos pelas chamas. O incêndio que eclodiu na terça-feira se espalhou rapidamente pela zona industrial de Patras, destruindo casas, carros, oficinas e fábricas, e permaneceu fora de controle ainda nesta quarta-feira, 13.

Bombeiros lutam para conter fogo perto de Halifax, no Canadá / Foto: Reprodução Reuters
O estrago em números
O Departamento de Recursos Naturais (DNR) da Nova Escócia, no Canadá, estimou que o incêndio florestal tenha atingido 25 a 30 hectares, acrescentando que houve progresso, mas ainda o considera “fora de controle”.
A Prefeitura Regional de Halifax informou que não se espera que o incêndio se alastre durante a noite, mas que a equipe retornará para reavaliar a situação na manhã de hoje e retomará os esforços de combate ao incêndio conforme necessário.
Na Grécia, 4.850 bombeiros, auxiliados por 33 aeronaves, foram mobilizados ao amanhecer para conter as chamas, alimentadas pelos ventos e pela seca, após meses de pouca ou nenhuma chuva em todo o país.
A previsão era de que as temperaturas chegassem a 34°C em alguns locais, e rajadas de vento eram previstas para alguns mares gregos nesta quarta-feira.