MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Incêndios persistem na Espanha e águas tomam conta da Ásia

Bombeiros espanhóis lutaram a noite toda contra incêndios, enquanto na Ásia as fortes chuvas causam estragos e inundações em diversas regiões

Da redação, com Reuters

Bombeiros lutam contra o fogo na Espanha / Foto: Reprodução Reuters

Forças militares de emergência na Espanha passaram a noite desta terça-feira, 19, e início da manhã desta quarta-feira, 20, combatendo fortes chamas nas regiões de Galícia, Extremadura e Castela e Leão. Os incêndios se espalharam pelas regiões da Extremadura, Galícia e Castela e Leão, forçando as autoridades a suspender os serviços ferroviários e cortar o acesso às estradas na área, além de bloquear um trecho de 50 km da popular trilha de peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela — rota de peregrinação milenar que leva peregrinmos à cidade de Santiago de Compostela, onde se acredita estar localizado o túmulo do apóstolo São Tiago.

Leia mais
.: Fortes chuvas já fizeram mais de 300 vítimas no Paquistão

Já no Paquistão, chuvas torrenciais de monções atingiram Karachi, capital comercial do país, causando engarrafamentos e cortes de energia, disse um porta-voz do governo regional. No Japão, o rio Ani em Kitaakita, na província de Akita, trasbordou e deixou a região coberta com lamas após fortes chuvas atingirem a região.

Ruas se transformam em rios em Karachi, no Paquistão, com previsão de mais chuvas torrenciais / Foto: Reprodução Reuters

Os danos em números

Dados divulgados na terça-feira pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais mostraram que os incêndios queimaram vegetação em 38 miol hectares desde segunda-feira, pouco menos de 42.000 hectares durante todo o ano de 2024.

No entanto, a agência meteorológica nacional, que na segunda-feira declarou o fim de uma das ondas de calor mais longas das últimas cinco décadas, agora espera que as temperaturas caiam e a umidade aumente.

Até agora neste ano, estima-se que 382 mil hectares tenham queimado na Espanha – uma área equivalente ao tamanho da ilha de Maiorca.

Em um comunicado oficial, o Departamento Meteorológico do Paquistão informou que fortes correntes de monção atingiram a maior parte da província de Sindh, no sul do país. A previsão era de chuvas e tempestades generalizadas em vários distritos, incluindo Karachi, até quinta-feira, 21, com interrupções ocasionais.

Na quarta-feira, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de chuva forte e inundação para Kitaakita. Ordens de evacuação também foram emitidas para partes de Kitaakita e Kazuno, de acordo com a emissora japonesa Nippon TV. Os serviços de trem foram suspensos em Akita e na vizinha província de Aomori, que registraram chuvas recordes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo