Apartamentos são os mais adquiridos pelos brasileiros na cidade de São Paulo
Reportagem de Flavio Rogério
Imagens de Antônio Matos e Gilberto Pereira
No ano passado, mais de 103 mil apartamentos foram vendidos na capital paulista, sendo cerca de 80 mil com até 45 metros quadrados. Os chamados imóveis compactos estão ganhando cada vez mais popularidade entre os brasileiros.
Na maior cidade do país, é comum ver prédios em construção. Este residencial de 14 andares da Vila Prudente, na zona sul da capital paulista, tem apartamentos de até 33 metros quadrados com um dormitório. São os chamados estúdios. “Desses 56 unidades, eu devo ter aproximadamente 8 disponíveis para venda, então essas unidades devem se encerrar até o próximo mês, com toda certeza”, informou o corretor de imóveis, Ricardo Silvestre.
Em São Paulo, tanto a oferta quanto a procura por imóveis de até 45 metros quadrados registraram forte crescimento. Em 2024, 80% das mais de 103 mil unidades comercializadas na cidade tinham essa metragem — ou seja, 8 em cada 10 apartamentos vendidos eram compactos. “Os estúdios eles aumentaram muito a procura por serem apartamentos pequenos que atendem todas as suas necessidades, famílias pequenas, jovens que procuram apartamentos para começarem suas vidas, ou até mesmo recém casados que precisam de imóveis menores, com o custo benefício bem melhor”, disse a representante comercial, Maytê Barreto.
Os dados são do Sindicato da Habitação de São Paulo.”Ele tem tudo a ver com o viver moderno, pessoas que querm estar próximas de tudo, e que não dependem de ter 10, 15 ou 20 M², pois ele vai para o seu apartamento praticamente para dormir”, explicou o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci.
A cidade de São Paulo lançou mais de 104 mil imóveis residenciais em 2024, 43% a mais do que no ano anterior, segundo o Secovi-SP. Esse foi o melhor ano da série histórica relacionada a empreendimentos lançados.”Nós vamos lançar o próximo empreendimento com mais de 100 unidades, de estúdios também, a partir de 35 M²”, retratou Ricardo.
Diante deste cenário de oportunidades, algumas dicas são importantes para realizar o sonho da casa própria.”Quem procura um imóvel desses, tanto pra morar, quanto para investir, ele está procurando ficar próximo do trabalho, da universidade dele, e como hoje a oferta é muito grande, tem que gastar um tempo pesquisando”, finalizou Celso Petrucci.