Vídeo

Imigração ilegal continua nos EUA

Apesar da crise econômica enfrentada pelos Estados Unidos, milhares de pessoas se arriscam na busca da realização de seus sonhos no país norte-americano. Nesta semana, foi divulgado um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Imigração do país que revelou: nem os reforços na segurança nem a alta tecnologia conseguiram desanimar os imigrantes ilegais.

Assista à reportagem

O estudo foi realizado entre 2005 e 2007. Os pesquisadores visitaram mais de três mil imigrantes em quatro estados do México e mexicanos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Estima-se que 37% dos entrevistados foram atraídos pelo sonho de melhores salários; 67% qualificou como "muito difícil" escapar da Patrulha Fronteiriça; 91% tem consciência do perigo ao fazer a travessia; 24% conhece alguém que morreu tentando fugir da Patrulha; 43% disse ter medo do clima do deserto; 23% demonstrou temer a Patrulha Fronteiriça; 17% está preocupado com os bandidos que assaltam imigrantes; 5,8% temem o muro e 2,4% mencionaram grupos de vigias.

O estudo afirma que apesar dos investimentos na segurança, são mais freqüentes imigrantes legais cruzando fronteiras através da guaritas de entrada. Eles atravessam dentro de compartimentos secretos em veículo ou usando documentos falsos.

Por ocasião dos 60 anos da aprovação dos Direitos Humanos nas Nações Unidas, o Papa Bento XVI defendeu uma reforma na política imigratória americana que garanta aos imigrantes a possibilidade de trazer os seus familiares. O Papa pediu também que os imigrantes sejam tratados de forma mais humanitária.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo