Um ano antes do início da Eurocopa-2008, o Episcopado suíço estuda a melhor maneira de acolher este grande acontecimento esportivo, com celebrações, acompanhamento espiritual, espaços de meditação e assistência às pessoas necessitadas.
Os bispos suíços se reuniram em assembléia ordinária, na última semana, em Einsiedeln. Durante a reunião, o Episcopado adotou as grandes linhas da pastoral das Igrejas cristãs, propostas aos participantes e visitantes da Eurocopa-2008, que será inaugurada no dia 7 de junho de 2008, em Basiléia, e se realizará também na Áustria, segundo anunciou o secretário-geral da Conferência Episcopal Suíça, Pe. Felix Gmur.
O programa apresentado deverá ser ainda aprovado também pela Federação das Igrejas Protestantes da Suíça, que faz parte do projeto.
O pároco de Zermatt, Pe. Stefan Roth, designado pelos bispos suíços para dirigir a pastoral no Campeonato de Futebol Europeu, citou três níveis de ação das Igrejas, nas quatro cidades em que se realizarão as partidas _ Basiléia, Genebra, Berna e Zurique: celebrações e outras reuniões cristãs, lugares de recolhimento nos arredores dos estádios, e ações "subsidiárias" de acolhida para, por exemplo, visitantes que se encontrem sem dinheiro ou na rua. (SP)