Por ocasião dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que se celebra este ano, as três Igrejas nacionais da Suíça, ou seja a católica-romana, a protestante e católica-cristã, divulgaram uma declaração comum na qual convidam os respectivos fiéis a celebrarem esta data no âmbito do Dia dos Direitos Humanos, no próximo dia 10 de dezembro e dedicado ao tema "Dignidade e justiça para todos".
A declaração comum sublinha como também na Suíça estão presentes problemáticas que colocam em perigo o respeito dos direitos humanos, como a prisão perpétua para criminosos perigosos ou a expulsão dos estrangeiros que cometeram algum delito.
As Igrejas suíças recordam ainda, que aceitar a violação de qualquer um dos direitos humanos fundamentais, significa colocar em perigo todos os outros. "Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem nos recorda que enquanto cristãos e cidadãos, nós devemos ser as sentinelas e agir com coragem para garantir a dignidade e a justiça para todos", conclui o documento.