Colégio cardinalício

Igreja terá cinco novos cardeais após consistório desta quarta

Consistório será presidido pelo Papa Francisco na véspera da solenidade dos santos Pedro e Paulo

Da Redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco vai presidir nesta quarta-feira, 28, no Vaticano, o quarto consistório do atual pontificado, para a criação de cinco cardeais. O rito de entrega do barrete e do anel será na Basílica de São Pedro, a partir das 16h (hora local), na véspera da festa de São Pedro e São Paulo.

Os novos cardeais são Dom Jean Zerbo, arcebispo de Bamaco, Mali; Dom Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, Espanha; Dom Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, Suécia; Dom Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Paksé, Laos; e Dom Gregório Rosa Chávez, bispo auxiliar da Diocese de San Salvador, El Salvador, amigo e colaborador de Dom Óscar Romero.

O Colégio Cardinalício passa agora a contar com 53 cardeais eleitores criados no pontificado de Bento XVI e 19 no de São João Paulo II.

O último consistório tinha sido celebrado em novembro de 2016, reforçando o papel das “periferias” no Colégio Cardinalício.

Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco tem vindo a alargar as fronteiras das suas escolhas, com uma mudança mais visível no peso específico da África, Ásia e Oceânia.

Quando foi eleito, o atual Papa tinha como colaboradores apenas 22 cardeais eleitores destes três continentes; no final deste mês, vai haver 15 cardeais eleitores da Ásia, 15 de África, 17 da América Latina, 17 da América do Norte, 4 da Oceânia e 51 da Europa (42% do total).

Cerca de 80 países marcam presença no Colégio Cardinalício, incluindo nações como o Tonga, as Maurícias, a Papua Nova-Guiné, Cabo Verde ou o Bangladesh, tradicionalmente fora das escolhas dos Papas.

O Brasil está representado com seis cardeais: Cardeal Sérgio da Rocha, Cardeal Raymundo Damasceno, Cardeal Odilo Pedro Shcerer, Cardeal Claudio Hummes, Cardeal João Braz de Aviz e Cardeal Geraldo Magela. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo