País africano

Igreja no Malaui terá documentos disponíveis em braile

Por causa da impossibilidade de ler e conhecer a doutrina católica, muitos deficientes visuais escolhem outras denominações cristãs ou diferentes religiões

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Igreja católica no Malawi, país africano, vai criar um gabinete especial dedicado à difusão dos principais documentos da Igreja em Braille, para permitir sua leitura para os deficientes visuais. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação dos deficientes visuais católicos do Malawi, Samson Chima.

“Mesmo os deficientes visuais devem participar na vida da Igreja, como todos os outros fiéis. Eles têm a capacidade e a vontade de contribuir nas várias atividades da Igreja, mas devem enfrentar o desafio de falta de acesso a instrumentos e materiais dedicados a eles na escrita Braille”, que lhes permitam “servir, como qualquer outro cristão, o desenvolvimento da Igreja”, afirmou.

Leia também
.: Papa pede que cegos não se fechem nas provações da vida

Chima destacou que por causa da impossibilidade de ler e conhecer os valores e a doutrina católica, muitas pessoas com deficiência visual acabam escolhendo outras denominações cristãs ou diferentes religiões. Daí, o apelo para que haja uma maior atenção para uma pastoral dedicada a eles.

O padre Henry Chinkanda, membro da Conferência Episcopal do Malawi, manifestou a apreciação, por parte de todos os bispos, pela obra da Associação, destacando que, graças a ela, é mais fácil para a Igreja Católica estender a mão aos deficientes visuais no país.

“Os nossos bispos estão convosco e estamos todos felizes de ver realizados os vossos projetos”, disse o Padre.

Fundada em 2013, a Associação dos deficientes visuais católicos do Malawi, é composta, atualmente, pelos representantes das oito dioceses do Malawi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo