Solidariedade

Igreja dos Estados Unidos solidária com América Latina

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos colocou à disposição mais de dois milhões de dólares em doações destinadas a projetos pastorais na América Latina.

A iniciativa foi anunciada em concomitância com a viagem apostólica de Bento XVI, ao México e Cuba, e beneficiará 16 países, com 139 projetos. Segundo o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Horacio Gómez, Presidente do subcomitê para a Igreja na América Latina, parte das contribuições irá ao México, para ajudar na formação de líderes que respondam às carências espirituais e humanas do povo mexicano. “Rezamos também para que a visita do Papa ajude a alimentar sua fé e reforçar seus esforços para a construção da paz”, disse ao L'Osservatore Romano.

Outra parte da solidariedade dos bispos se concentra no Chile, país cuja emergência atual é reparar os danos causados pelo terremoto de 2010. Para isso, serão destinados mais de 150 mil dólares, que devem reconstruir cinco igrejas.

De acordo com o bispo auxiliar de Chicago, Dom John R. Manz, “a contribuição representa uma parte importante da nossa relação de fraternidade com a Igreja latino-americana”. Ele mesmo esteve em janeiro na Nicarágua, “e depois da visita – afirmou – recebemos muitos pedidos de doações; por isso, decidimos aumentá-los e ajudar a comunidade eclesial do país, que continua a dar testemunho de paz e reconciliação”. Os projetos de solidariedade na Nicarágua se referem principalmente à formação de seminaristas e de agentes leigos.

Do total das ajudas, 27% (cerca de 500 mil dólares) irão para a formação de seminaristas e do clero.

Em janeiro passado, houve a tradicional coleta promovida pelo episcopado estadunidense para a América Latina. A campanha de solidariedade se realiza há 45 anos, mobilizando paróquias para a promoção de projetos missionários, formação e catequeses nas dioceses sul-americanas e caribenhas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo