De volta

Igreja de São Sebastião, danificada no Sri Lanka, é reconsagrada

Igreja foi reconsagrada exatamente três meses depois de um ataque bomba suicida, em 21 de abril

Da redação, com Vatican News

Igreja de Santo Antônio, no Sri Lanka, foi um dos pontos atingidos pela explosão / Foto: Dinuka Liyanawatte – Reuters

Uma igreja católica ao norte da capital do Sri Lanka, Colombo, foi reconsagrada neste domingo, 21, três meses após quase ser destruída em um ataque bomba suicida, no domingo de Páscoa, que deixou a nação indiana em estado de choque.

A Igreja de São Sebastião, em Katuwapitiya, cidade de Negombo, também apresentou, durante a missa de reconsagração, uma pedra monumental com os 114 nomes das pessoas que foram mortas no ataque de 21 de abril.

Os ataques coordenados em três igrejas e quatro hotéis de luxo foram realizados por um grupo que se disse ligado ao Estado Islâmico. Foram 259 pessoas mortas e outras 500 ficaram feridas.

Duas das igrejas destruídas eram católicas ― o Santuário de Santo Antônio, em Colombo, e a Igreja de São Sebastião, em Negombo. Outra explosão atingiu a igreja evangélica de Zion na cidade costeira oriental de Batticaloa. A maior parte das vítimas, porém, encontrava-se na Igreja de São Sebastião.

O Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, presidiu a missa, que contou com um grande número de fiéis, incluindo as famílias das vítimas. A marinha do Sri Lanka ajudou a reconstruir a igreja.

Durante a cerimônia de consagração, o cardeal Ranjith questionou a investigação em andamento sobre as explosões e disse temer que tudo “seja passado para debaixo do tapete”.

O cardeal de 71 anos tem criticado o governo por suposta culpabilidade nos bombardeios do domingo de Páscoa e afirma que o incidente poderia ter sido evitado. “Eles foram informados sobre os ataques mais de três vezes pelo Alto Comissariado da Índia”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo