24 de março

Igreja celebra dia de oração e jejum em memória dos missionários mártires

Escolhida há 28 anos pelo então Movimento juvenil missionário das Pontifícias Obras Missionárias da Itália, data recorda o assassinato do arcebispo de San Salvador, Dom Óscar Romero

Da redação, com Fides via Vatican News

A Igreja celebra no dia 24 de março o “Dia de oração e jejum em memória dos missionários mártires”. A data, escolhida há 28 anos pelo então Movimento juvenil missionário das Pontifícias Obras Missionárias da Itália, recorda o assassinato do arcebispo de San Salvador, Dom Óscar Romero, ocorrido em 24 de março de 1980,  quando celebrava a Missa. O arcebispo foi beatificado em 23 de maio de 2015 e canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.

Leia mais
.: Santa Sé reconhece oficialmente martírio de Dom Oscar Romero

A Conferência Episcopal de El salvador, por ocasião dos 40 anos de seu martírio, tinha convocado um “Ano Jubilar dos Mártires” para celebrar os mártires nacionais: padre Rutilio Grande, Dom Óscar Romero, e padre Cosme Spessotto. Porém, a pandemia de coronavírus obrigou os bispos a suspenderem toda e qualquer celebração e aglomeração, como está acontecendo em numerosos países no mundo inteiro, razão pela qual o Dia de oração e jejum deste ano não terá iniciativas públicas.

O slogan do Dia de oração e jejum em memória dos missionários mártires 2020 é “Enamorados e vivos”, informou o secretário nacional de Missio Jovens, Giovanni Rocca. Segundo Rocca, trata-se de “uma mensagem que traz em si dois significados. O primeiro, na acepção qualitativa, descreve plenamente aqueles que ardentes de amor por Deus Pai e Suas criaturas investiram a totalidade de seu tempo para cuidar destes. Verdadeiros jardineiros do Reino. Tão apaixonados pelo Mundo quanto por quem o habita”.

“O segundo é um verdadeiro imperativo, a herança que os mártires receberam de nosso Senhor transmitindo-a a nós, hoje. Somente quem se enamora está disposto a abandonar o supérfluo para colher a essência da vida. Essa promessa não é somente esperança para o futuro, mas sobretudo garantia para o presente”.

Em seguida, Rocca fez um convite: “Convencidos de que cada um de nós é um trabalhador na vinha do Senhor, em 24 de março unamo-nos na oração e no jejum em memória das irmãs e dos irmãos que dando a própria vida continuam sendo ‘enamorados e vivos’”. No site de Missio Itália encontram-se disponíveis vários subsídios que tinham sido preparados para aprofundar o tema deste dia e propostas de iniciativas concretas de oração e solidariedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo