18 de Julho

Igreja celebra 190 anos da primeira aparição mariana a Catarina Labouré

Primeira aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré aconteceu na França em 1830

Da redação, com JMV Brasil

No próximo dia 18, a Igreja comemora os 190 anos da primeira aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré. Dentre as comemorações, a Juventude Mariana Vicentina do Brasil realizará, entre os dias 12 a 18 de julho, a Semana da Aparição que será composta por uma variedade de eventualidades virtuais como: celebração eucarística, adoração, terço mariano e seminários.

As festividades contarão com a presença especial do bispo de Caraguatatuba (SP), Dom José Carlos Chacorowski, ex-assessor nacional da JMV; e Monsenhor Júlio Lancellotti, Pároco de São Miguel Arcanjo da Mooca e Vigário Episcopal para o Povo de Rua, em São Paulo.

Para saber a programação completa da Semana da Aparição, acesse o site da JMV Brasil: www.jmvbrasil.org.

Conheça a história

Nossa Senhora apareceu à religiosa de origem humilde e recém chegada ao noviciado em 1830, na França. Na aparição, Nossa Senhora disse a Labouré que muitas desgraças cairiam sobre a França naquela época, e que o trono seria derrubado. Semanas depois, o Rei Carlos X foi obrigado a renunciar do cargo durante a “Revolução de Julho”.

A religiosa recebeu, na ocasião, uma missão: pedir ao seu confessor, o Pe. Jean-Marie Aladel, que criasse uma confraria dos Filhos e Filhas de Maria. O primeiro grupo foi criado em 1838; com o passar dos anos, ganhou força e espalhou-se no mundo inteiro, tornando-se uma Associação. Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira vez, Nossa Senhora apresentou um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças (medalha milagrosa).

No Brasil, a Associação chegou em 1865, e logo começou a se difundir no país. Por volta de 1968, os grupos foram denominados Movimento Marial no Brasil, nome que mudou para Movimento Marial Vicentino, e atualmente se chama Juventude Mariana Vicentina.

É uma Associação de Jovens, criada pelo desejo expressado de Maria a uma noviça das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

O Censo Nacional de 2020 mostrou que a JMV Brasil está presente em todas as regiões do país, sendo 17 estados, e conta com, aproximadamente, com 1500 membros, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Internacionalmente, a JMV está em 75 países espalhados pelos cinco continentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo