Bolívia

Igreja católica pede consenso e unidade na Bolívia

A Igreja católica considera que o governo deve buscar consensos com os diversos setores nacionais e que o único "processo de mudança" positivo é aquele que serve para unir o país, disse nesta segunda-feira o secretário-geral da Conferência Episcopal da Bolívia e bispo da Diocese de El Alto, Dom Jesús Juárez Párraga.

Dom Juárez anunciou também que a Conferência Episcopal Boliviana analisa a situação de alguns meios vinculados a ela que, pelo que parece, mantêm uma linha de apoio irrestrito ao governo. "A Igreja está avaliando isto; vamos reunir esses meios para esclarecer esse tipo de ambigüidades", indicou.

"Um processo de mudança deve servir para fortalecer tudo aquilo que nos une, que nos faça progredir como irmãos bolivianos" _ disse o bispo, recomendando ao governo "que não se deixe levar pelo apuro".

"A mudança exige, às vezes, mais tempo, mais consenso, mais consulta, mais reflexão, e a mudança começa primeiro pelas pessoas", acrescentou.

A nota dos bispos bolivianos foi emitida após o primaz da Igreja na Bolívia, Cardeal Sandoval Julio Terrazas, ter recebido sábado passado, em Santa Cruz, o presidente Evo Morales e alguns colaboradores. Dom Juárez também participou da reunião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo