Igreja no Iraque

Igreja Católica no Iraque não desiste, apesar das perseguições

A Igreja Católica no Iraque não desiste, apesar da violência e da perseguição a que os seus fiéis são sujeitos todos os dias.

Este fim-de-semana, no meio dos seqüestros , assassinatos e atentados, chegaram dois sinais de esperança: um novo sacerdote foi ordenado em Mossul e 59 crianças tiveram a coragem de receber a Primeira Comunhão numa igreja de Bagdá.

Na igreja de Mar Addai, em Mossul, o Pe. Ephram Gallyana, de 31 anos, foi ordenado numa cerimónia marcada pela memória do Pe. Ragheed Aziz Ganni e dos três diáconos mortos no passado dia 4 de Junho. No túmulo do sacerdote assassinado ficou uma cruz de rosas com a inscrição "Do teu irmão, Pe. Ephram Gallyana” e o compromisso de continuar o trabalho do Pe. Ragheed.

Na capital iraquiana, 59 crianças enfrentaram as ameaças dos fundamentalistas iraquiano e não faltaram à cerimónia da Primeira Comunhão na igreja siro-católica de Nossa Senhora da Salvação.

O pequeno Matti, de 11 anos, não vê o seu pai há 9 meses, desde que foi raptado. "Pedi a Jesus para que o meu pai regresse são e salvo", disse, citado pela agência AsiaNews.

O Arcebispo siro-católico de Bagdá, D. Athanese Matti Matoka, assegura que "não fugiremos perante as ameaças de quem faz o mal". À AFP, o Arcebispo  explica que as crianças se reuniram ao longo de um mês, para preparar a cerimónia, apesar das circunstâncias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo