Na Índia

Igreja Católica é atacada em Kerala

Vândalos de rosto coberto atacaram e destruíram uma igreja católica no sul de Kerala, na Índia meridional. "Estamos expostos aos diversos extremismos religiosos, sobretudo de cariz hindu, mas também islâmico", declara o Bispo da Diocese de Quilon, Dom Stanley Roman.

Em visita à igreja dedicada a Nossa Senhora de Vailankanni, nos arredores da aldeia de Kottenkulangara, o bispo conta à agência Fides que no domingo, 4, um grupo de 20 homens de rosto coberto entrou na pequena igreja, forçando portas e janelas. Os vândalos destruíram o altar, as alfaias sagradas e os confessionários. Ao ouvir o ruído, alguns católicos das redondezas dirigiram-se à igreja, mas os fanáticos ameaçaram-nos, antes de fugirem.

"Na região existe uma comunidade católica muito ativa e numerosa. Temos intenção de construir uma igreja maior. Talvez esse projeto tenha alarmado os grupos extremistas hindus que, já no passado, procuraram intimidar-nos, embora indiretamente", explicou o bispo.

"Nos últimos anos, assistimos ao crescimento de grupos extremistas hindus e começamos a sofrer as consequências". Simultaneamente, estão a "proliferar pequenos grupos islâmicos extremistas" que poderão "pôr em risco a paz social e religiosa que, desde sempre, caracteriza o Kerala".

O bispo convidou os fiéis à calma, "a não reagir, a suportar com paciência as violências e perseguições". O caso foi denunciado à polícia. "Confiamos na ação das forças da ordem e esperamos que, rapidamente, sejam individuados os culpados e conduzidos à justiça.

O bispo conclui: "Continuaremos o nosso trabalho pastoral e o anúncio de Cristo, através do testemunho alegre do Evangelho e do serviço ao próximo". O Kerala é o estado indiano com maior percentagem de cristãos. Cerca de 20% da população, os fiéis cristãos são bem vistos por sua inserção na sociedade. Os muçulmanos são 25% e o restante da população é hindu, 55%.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo