O Coselho Pontifício Justiça e Paz anunciou nesta terça-feira, 2, a publicação de um documento que analisará a pobreza no atual contexto da globalização.
O anúncio foi feito durante a Conferência Pan-africana sobre a Missão realizada nestes dias em Dar Es Salaam (Tanzânia).
"A opção preferencial pelos pobres é, desde o Concílio Vaticano II, um dos pontos que caracterizam a Doutrina Social da Igreja", afirma o presidente do Conselho Pontifício, Cardeal Martino. "A pobreza e, sobretudo, a crescente desigualdade entre áreas, continentes e países, inclusive dentro destes últimos, constitui o problema mais dramático que o mundo de hoje enfrenta", acrescenta.
Durante o discurso de encerramento da Conferência, foi apresentado o Compêndio da Doutrina Social para a África, como já se fez para a América (Cidade do México, 2005) e Ásia (Bangkok, 2007), o purpurado explicou que este novo documento pretende oferecer respostas concretas a partir da Doutrina ao problema da pobreza.
Intenção do documento
"A intenção é indicar uma aproximação evangélica para combater a pobreza, identificar, tanto no âmbito nacional como internacional, os responsáveis por combater a pobreza, sensibilizar a Igreja sobre uma maior e mais articulada atenção e consciência dos problemas da pobreza e dos pobres do mundo", disse Cardeal Martino, assinalando que não se deve esquecer que hoje a pobreza extrema tem sobretudo o rosto de mulheres e crianças, especialmente na África.
O Cardeal Martino afirmou que o dinamismo da evangelização "deve impulsionar a Igreja a privilegiar aos pobres, a dirigir nossas forças a eles, a considerar a renovação da sociedade a partir das exigências dos pobres".
Globalização
Com relação à globalização, o purpurado explicou que "o empenho que tenha como fim a organização e estrutura da sociedade, de forma que o próximo não tenha de encontrar-se na miséria" constitui "um ato de caridade indispensável".
Este empenho deve ser maior ao se levar em conta que a pobreza "é a situação na qual se debate um grande número de pessoas e inclusive povos inteiros, situação que hoje adquiriu as proporções de uma verdadeira questão social mundial", acrescentou.
Leia mais
.: Papa envia mensagem a bispos em Congresso na África
.: Perspectivas para evangelização é tema de encontro na África