A histórica Emmauskirche (Igreja de Emaús), da localidade alemã de Heuersdorf está mudando de endereço: deixou seu local de origem e se dirige à cidade de Borna, a 12 km de sua posição original. A mudança está sendo feita por um veículo especial, que transporta a igreja _ de mil toneladas, construída em fins do século XIII _ de um local para o outro, após a bênção do pároco, Rev. Thomas Krieger.
A mudança se fez necessária em virtude da próxima explosão de uma mina de carvão a céu aberto, o que acarretará o desaparecimento do povoado de Heuersdorf. O templo _ de origem romana e considerado como uma das igrejas fortificadas mais antigas da região da Saxônia _ data de 1297, e tem 20 m de largura e 14 m de altura.
A empresa carbonífera MIBRAG foi autorizada a explodir a mina de carvão a céu aberto, eliminando Heuersdorf do mapa. O gigantesco reboque que conduz a igreja caminha à velocidade dos passos de um homem e percorrerá estradas vicinais, além de atravessar campos, onde isso se fizer necessário, abrindo caminho para sua preciosa carga.
A chegada a Borna está prevista para o dia 31 di corrente, em coincidência com a festa da Reforma, a mais importante da Igreja Luterana e Protestante.
O custo da "mudança" alcança a cifra de 3 milhões de euros, pagos, em sua totalidade, pela empresa MIBRAG, cuja produção de carvão alimenta a usina térmica de Lippendorf, uma das mais modernas da Europa.