Desdobramento

Homem admite ter provocado incêndio na Catedral de Nantes

Autor do crime é um refugiado ruandês de 39 anos

Ansa

Um homem que trabalhava como voluntário na Diocese de Nantes, na França, admitiu que é o responsável pelo incêndio que atingiu a Catedral de São Pedro e São Paulo ocorrido no dia 18 de julho. Trata-se de um refugiado ruandês de 39 anos e que estava tendo dificuldades para renovar sua permissão de estadia na França. “Ele admitiu ter ativado três focos de incêndio na catedral: perto do grande órgão, do pequeno órgão e de um medidor de eletricidade”, disse o procurador Pierre Sennès ao jornal Presse-Océan neste domingo, 26.

“Obviamente, foi um alívio para ele mostrar seu arrependimento. Como crente, é importante para ele mostrar esse esforço”, declarou o advogado de defesa do ruandês, Quentin Chabert, em coletiva de imprensa. De acordo com o reitor da catedral, Hubert Champenois, o voluntário ajudava nas missas e, frequentemente, era encarregado da limpeza e do fechamento da igreja, um templo gótico que demorou quatro séculos para ser concluído, entre 1434 e 1891.

O ruandês chegou a ser interrogado no dia seguinte ao incêndio, mas acabou liberado. No entanto, ele foi preso no último sábado, 25, após o inquérito ter concluído que o caso foi doloso. O voluntário agora arrisca pegar 10 anos de prisão e multa de 150 mil euros.

O incidente ocorreu cerca de 15 meses depois do incêndio que destruiu parcialmente a Catedral de Notre-Dame, em Paris. Desta vez, no entanto, os bombeiros conseguiram conter as chamas rapidamente e salvar a estrutura principal da Catedral de Nantes. Apenas o órgão, que datava de 1621 e sobrevivera à Revolução Francesa e à Segunda Guerra Mundial, acabou destruído, assim como alguns artefatos e pinturas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo