Estados Unidos

Hillary e Romney lideram eleição em Michigan

Complexo e longo, o processo de eleição presidencial nos Estados Unidos só termina em Novembro, mas as chamadas primárias, que determinam o candidato favorito de cada partido, em cada estado, estão a todo vapor.  

As eleições presidenciais nos Estados são indiretas e o vencedor é determinado pelos votos do Colégio Eleitoral, formado por dois Senadores de cada estado mais uma quantidade de representantes proporcional à população de cada estado, num total de 538 eleitores. Na prática somente os dois maiores partidos participam do processo, os Republicanos, tradicionalmente mais conservadores e os Democratas, considerados mais liberais.

As convenções estaduais de cada partido ao longo do ano vão determinando as preferências dos eleitores, sendo mais significativas as vitórias nos estados da Flórida, New York, Texas e Califórnia, por serem mais populosos e contarem, portanto, com mais cadeiras no Colégio Eleitoral.

A vitória do ex-governador de Massachussetts, Mitt Romney, nas primárias de Michigan, realizadas ontem, fez com que os três principais candidatos republicanos ficassem empatados no número de vitórias, já que o Senador McCain havia vencido em New Hampshire e o ex-governador, Mike Huckabee, em Iwoa. Entre os Democratas, a vitória de Hillary Clinton ficou esvaziada pela retirada de Obama e Edwards da disputa naquele estado por divergências internas do partido. Cresce, portanto, o interesse pelas primárias da Carolina do Sul no próximo Sábado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo