MAU TEMPO

Havaí declara emergência após fortes enchentes e ordena evacuações

Em Maui, as fortes chuvas danificaram as estradas, deixando-as intransitáveis, com uma ponte completamente destruída e outra deslocada

Da redação, com Reuters

O periódico Hawaii News Now informou que duas pessoas foram arrastadas pelas águas turbulentas nesta terça-feira, 9 / Foto: Reprodução Reuters

O governador do Havaí, David Ige, na noite desta terça-feira, 9, declarou estado de emergência no Havaí após fortes chuvas trazerem enchentes, deslizamentos de terra e medo de rompimento de barragens. As autoridades ordenaram a evacuação de vários milhares de pessoas de comunidades ameaçadas pela elevação das águas.

A mudança ocorreu depois que uma barragem transbordou na ilha de Maui, forçando evacuações e destruindo casas, com a condição “insatisfatória” da barragem levando a uma previsão de remoção neste ano, disse o departamento de terras.

Esperava-se que o mau tempo durasse até sexta-feira, 5, disse Ige em sua conta no  microblog Twitter e os avisos de inundação seguiram pelo segundo dia.

A declaração de emergência cobre os condados de Havaí, Maui, Kalawao, O’ahu e Kaua’i, segundo informações do gabinete do governador em um comunicado oficial, enquanto o período de ajuda vai até 8 de maio.

O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Honolulu orientou as pessoas a deixarem Haleiwa, uma comunidade com alguns milhares de pessoas, ao norte da capital do estado, Honolulu.

As vítimas do mau tempo no Havaí

O periódico Hawaii News Now informou que duas pessoas foram arrastadas pelas águas turbulentas nesta terça-feira, 9. Um deles, um homem de 27 anos, foi resgatado pelas autoridades. A busca pelo outro seria retomada nesta quarta-feira, 10. Não houve nenhum outro relato imediato de feridos ou vítimas.

Em Maui, as fortes chuvas danificaram as estradas, deixando-as intransitáveis, com uma ponte completamente destruída e outra deslocada, de acordo com informações prestadas pelo gabinete do governador.

Autoridades estaduais de gerenciamento de emergência disseram que as chuvas levaram ao aumento da represa Kaupakalua na região norte de Haiku, o que levou as autoridades a abrir abrigos de evacuação e pedir às pessoas que não voltem para casa.

Seis casas foram fortemente danificadas ou destruídas, disse o prefeito de Maui, Michael Victorino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo