Terremoto

Haiti tem pior terremoto dos últimos 200 anos

Um forte terremoto, de magnitude 7,0 na escala Richter, atingiu o Haiti nesta terça-feira, 12, derrubando prédios, soterrando moradores e deixando muitos mortos e feridos na capital Porto Príncipe, disseram testemunhas na cidade.

O terremoto provocou o desabamento do palácio presidencial, de favelas da cidade e deixou o país caribenho implorando por ajuda internacional.

Um prédio de cinco andares usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) também desabou na terça-feira por conta do terremoto de magnitude 7, o mais forte a atingir o Haiti em mais de 200 anos, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos.

Imagens da Reuters Television na capital haitiana, Porto Príncipe, mostraram cenas de caos nas ruas e pessoas soluçando em meio aos escombros.

O epicentro do tremor estava a 16 km de Porto Príncipe, que tem uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, e tremores que vieram depois, tão fortes quanto o inicial, atingiram a cidade ao longo da noite e já na quarta-feira.

As informações sobre vítimas e danos saiam lentamente do Haiti por conta de problemas de comunicação no país. Como país mais pobre das Américas, o Haiti não tem equipamentos suficientes para lidar com esse tipo de desastre.

"Faço um apelo ao mundo, especialmente aos Estados Unidos, para fazer o que eles fizeram por nós em 2008, quando quatro furacões atingiram o Haiti", disse Raymond Alcide Joseph, embaixador do Haiti em Washington, em entrevista à CNN.

"Nessa época os EUA enviaram… um navio-hospital para a costa do Haiti. Espero que isso seja feito novamente… Peço aos haitianos que vivem no exterior que juntem todos os esforços de maneira concertada para ajudar os que estão em casa."

Sara Fajardo, porta-voz dos Serviços Católico de Ajuda, disse ao Los Angeles Times que o representante da entidade no Haiti disse que o número de mortos pode chegar aos milhares.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre o terremoto

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo