Desafios humanitários

Haiti escapa de furacão, mas ainda precisa de ajuda

O Haiti, devastado pelo terremoto de janeiro, escapou da ameaça de um novo desastre por causa do furacão Tomas, mas a tempestade causou inundações, forçando milhares de haitianos a deixarem suas casas e aumentando os desafios humanitários causados por uma epidemia de cólera, disseram membros de grupos de ajuda humanitária, neste sábado, 6.

Autoridades do governo e voluntários se mostraram aliviados pelo furacão, agora uma tempestade tropical sobre o Atlântico, ter poupado os acampamentos lotados da capital do Haiti, que abrigam 1,3 milhão de sobreviventes do terremoto.

Tomas contornou o oeste do Haiti na sexta-feira, inundando algumas cidades da costa e encharcando campos de refugiados na capital Port-Au-Prince, com a chuva que caiu durante a noite.

Seis pessoas morreram, todos fora da capital, disse o governo no sábado, corrigindo a informação de sexta-feira, que dizia que sete pessoas haviam morrido. Cerca de 10 mil pessoas deixaram voluntariamente suas casas para escaparem das enchentes, segundo o comunicado.

Isso foi um prejuízo leve, comparado com a destruição que tempestades e furacões impuseram ao país mais pobre do hemisfério ocidental, em 2004 e 2008, matando milhares de pessoas. Mais de 250 mil pessoas morreram no terremoto de 12 de janeiro deste ano.

Autoridades da ONU disseram que o Haiti teve sorte por não ter sido mais atingido pelo Tomas, um furacão que chegou tarde, na movimentada temporada de furacões do Atlântico deste ano.

"As pessoas estavam bem preparadas, houve uma boa cooperação entre o governo e as entidades de ajuda, e nós evitamos o pior", disse Elizabeth Diaz, porta-voz do escritório de coordenação de assunto humanitários da ONU.

Depois de encharcar o Haiti com chuvas, ondas e vento, Tomas seguiu para as ilhas Turcas e Caicos, mais cedo neste sábado. Não há informações de danos sérios ou vítimas.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo