Secretário, que visitou a embaixada de Israel na sexta, 13, telefonou para autoridade palestina neste sábado, 14, e expressou sua preocupação com os civis
Da Redação, com Vatican News
O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, fez uma ligação telefônica para o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh, na manhã deste sábado, 14. Na ligação, o cardeal expressou a tristeza da Santa Sé pela situação do conflito em Gaza.
Parolin garantiu que a Santa Sé continuará a reconhecer apenas o Estado da Palestina e suas autoridades como representantes das legítimas aspirações do povo palestino. Ele também enfatizou como é imperativo garantir o respeito total ao Direito Humanitário e assegurar que os civis – sobretudo os mais vulneráveis –, as instalações de saúde e os locais de culto não sejam afetados pelo conflito.
Na sexta-feira, 13, o secretário havia visitado a embaixada de Israel junto à Santa Sé e falado sobre a guerra em curso no Oriente Médio, expressando sua preocupação com o respeito à população civil. Em uma entrevista, Parolin assegurou que “a Santa Sé está pronta para qualquer mediação necessária, como sempre”, e reforçou o pedido do Papa pela libertação dos reféns.
O conflito foi iniciado no último sábado, 7, com a perpetração de integrantes do grupo radical islâmico Hamas em Israel. No domingo, 8, o governo israelense declarou “estado de guerra” e houve uma escalada da violência na região durante a semana. O confronto já deixou mais de 3.300 mortos – 1.900 palestinos e 1.400 israelenses.