NÃO ÀS ARMAS NUCLEARES

Grupo de idosos sobrevivente à bomba nuclear é indicado ao Nobel

O grupo Nihon Hidankyo, formado por idosos sobreviventes do ataque nuclear contra Nagasaki, em 1945, foi homenageado pelo Comitê Norueguês do Nobel pela promoção de um mundo livre do armamento nuclear

Da redação, com Vatican News

Armas nucleares são contra a humanidade, diz sobrevivente de Nagasaki antes da cerimônia do Nobel / Foto: Reprodução Reuters

Armas nucleares nunca devem ser usadas novamente, disse um sobrevivente de 92 anos do bombardeio atômico de Nagasaki nesta terça-feira, 10, poucas horas antes de seu grupo de sobreviventes japoneses receber o Prêmio Nobel da Paz.

“As armas nucleares não são apenas armas que não podem ou não devem ser usadas, elas são armas que vão contra a humanidade, que não devem sequer existir neste mundo”, disse Terumi Tanaka.

O Prêmio Nobel da Paz deste ano foi oferecido a Nihon Hidankyo, um grupo de sobreviventes idosos do bombardeio atômico dos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki em 1945, “por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares”.

Ainda nesta terça-feira, 10, Tanaka ministrará uma palestra do Nobel em nome do Nihon Hidankyo em uma cerimônia na Prefeitura de Oslo. Os outros dois copresidentes do grupo, Shigemitsu Tanaka, 84, e Toshiyuki Mimaki, 82, também comparecerão.

O Nihon Hidankyo enviou uma delegação de 30 membros de ‘hibakusha’ — sobreviventes dos bombardeios atômicos no Japão — e seus filhos e netos para a cerimônia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo