Depois do recente encontro no Vaticano, a Comissão Mista entre representantes da Santa Sé e do Grão-rabinato de Israel e as principais organizações judaicas mundiais, voltaram a se reunir, ontem, 9, até o dia 13, em Budapeste, na Hungria.
Com base no tema "Religião e Sociedade civil, hoje", os participantes buscam definir no encontro de alto nível uma estratégia comum contra o anti-semitismo e a xenofobia no Leste Europeu.
O encontro iniciou-se, simbolicamente, com uma celebração comum, no memorial da Shoah, na capital húngara, em recordação da "noite de cristal". Nas noites de 9 e 10 de novembro de 1938, tiveram início as perseguições cruéis dos nazistas contra os judeus. Metade da população da Hungria foi exterminada nos campos de concentração de Hitler.
A Delegação da Santa Sé é liderada na reunião de Budapeste pelo presidente da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, cardeal Walter Kasper. Tomam parte da delegação vaticana, entre outros, o cardeal Theodore McCarrick, Dom William Murphy e o secretário da Comissão, Monsenhor Norbert Hoffmann.
A delegação judaica é composta pelo Comitê Judaico para Consultas Inter-religiosas, que representa as principais tendências do judaísmo contemporâneo e o mais importante dos grupos geográficos, presidido pelo rabino David Rosen.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
Leia mais
.: Cristãos e judeus partilham mesmo testemunho do amor de Deus