A rede venezuelana de televisão RCTV, de oposição ao presidente Hugo Chávez, e outras cinco emissoras foram suspensas durante esta madrugada por determinação do governo do país.
Segundo informaram as autoridades, assim como as demais redes, a RCTV descumpriu a Lei de Responsabilidade Social em Rádio e Televisão ao não retransmitir um discurso de Chávez.
A Lei de Responsabilidade Social em Rádio e Televisão foi imposta em dezembro passado e determina que 24 canais são considerados nacionais e que, portanto, devem incluir em suas programações as intervenções do presidente, assim como os demais pronunciamentos do governo.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional das Telecomunicações (Conatel, órgão que regula as empresas de comunicação do país), Diosdado Cabello, as emissoras perderam suas concessões por terem violado a lei.
Segundo explicou Cabello, que também é ministro das Obras Públicas do país, são considerados nacionais os canais que transmitem em 90% de sua programação conteúdos venezuelanos. Assim, as emissoras que se enquadram nesta característica "cumprir as normas".
Por sua parte, a RCTV argumentou ser um veículo internacional e, por isso, não estaria sujeito às normas definidas para o país.
Além da RCTV, foram censurados também os canais Ritmo Son, Momentum, America TV, American Network e TV Chile.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com