Venezuela

Governo venezuelano e oposição aceitam mediação do Vaticano

Até o momento não houve nenhuma declaração oficial da Santa Sé sobre a mediação

Rádio Vaticano

A possibilidade de diálogo na Venezuela ganhou corpo esta quinta-feira, 21, depois que o governo de Nicolás Maduro e a oposição aceitaram que um representante da Santa Sé participe do processo que busca ajudar e resolver a grave crise pela qual atravessa a nação sul-americana.

O gesto pode marcar uma reviravolta na situação política no país, visto que o governo venezuelano mostrava-se reticente e fechado à qualquer mediação para solucionar a crise.

O Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, divulgou a informação, acompanhado dos mediadores – o ex-Primeiro-Ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, o ex-Presidente do Panamá Martin Torrijos e do dominicano Leonel Dominicana Fernandez – depois de um longo encontro com o governante venezuelano..

O ex-Presidente da Colômbia disse textualmente na saída do Palácio Presidencial venezuelano: “Nós constatamos a aceitação das partes para que nesta missão exista o acompanhamento do Vaticano”.

Ernesto Samper agradeceu a todos, em particular Nicolás Maduro, que confirmou, segundo as palavras do político colombiano, a sua disponibilidade ao diálogo com a oposição para encontrar uma solução mediada à crise do país.

Até o momento não houve nenhuma declaração oficial da Santa Sé sobre a mediação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo