Economia

Governo japonês vê recuperação, mas reconhece aumento de riscos

O governo do Japão manteve sua avaliação da economia nacional em um relatório divulgado nesta sexta-feira, 10, mas alertou sobre riscos crescentes ao crescimento como a valorização do iene e a desaceleração da expansão internacional.

O governo também reduziu a previsão para as exportações, dizendo que o ritmo de crescimento está mais lento com a diminuição da demanda na China e outras nações asiáticas.

"A economia continua a se recuperar e está caminhando em direção a uma recuperação autossustentável", disse o governo no relatório de setembro.

"Mas o ambiente se tornou mais severo recentemente", afirmou o relatório, reconhecendo outros riscos como a lentidão econômica no exterior e a volatilidade dos mercados de câmbio e de ações.

As preocupações crescentes sobre a perspectiva econômica dos Estados Unidos e as questões do setor bancário da Europa levaram o iene a uma nova máxima em 15 anos frente ao dólar nesta semana, com os investidores fugindo do risco.

Autoridades japonesas têm tentado se contrapor à alta da moeda, chegando a ameaçar intervenção cambial, com pouco sucesso.

"Os riscos das economias do exterior estão se materializando e isso se mostra na desaceleração das exportações", disse Keisuke Tsumura, secretário parlamentar do gabinete japonês, a jornalistas.

"Outro fator é a alta do iene, que está gerando um risco ao crescimento e à perspectiva para a economia".

Contudo, o governo elevou sua avaliação sobre o investimento privado pela primeira vez em três meses, dizendo que está se recuperando. No relatório do mês anterior, o Japão havia afirmado que o número estava diminuindo.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo