Na festa de São Francisco Xavier

Governo indiano convidará Francisco a visitar o país

Papa Francisco será convidado a participar da exposição dos restos mortais de São Francisco Xavier, patrono das Missões

Da Redação, com Agência Fides

Francisco India  Xavier

São Francisco Xavier pertenceu à Companhia de Jesus, mesma ordem religiosa do Papa Francisco / Foto: Arquivo

O  Papa Francisco será convidado para ir à Índia, em ocasião da festa de São Francisco Xavier, celebrada em 3 de dezembro. A Igreja Católica do país e o governo farão um convite oficial, pedindo ao Pontífice que presida as comemorações deste ano em Goa, cidade evangelizada pelo missionário jesuíta.

De acordo com a Agência Fides,  o líder do Partido “Baratya Janata Party” e ministro do Turismo do governo da União Indiana, Shripad Naik,  afirmou que o Papa será muito bem-vindo à Goa. Ele afirmou também, que já solicitou  ao Ministério de Relações Exteriores  que faça o convite ao Pontífice.

Os restos mortais do santo evangelizador da Ásia, estão sepultados em Goa, e são expostos à veneração dos fiéis a cada 10 anos. Na localidade, os católicos representam cerca de 30% da população. Por ocasião da festa do santo, comemorada em 3 de dezembro, a cada ano, mais de um milhão de fiéis visitam a cidade para rezar.

Francisco Xavier, um dos companheiros de Inácio de Loyola, foi enviado para Goa como Núncio Apostólico em 1541, a pedido do rei de Portugal. Ele viveu como missionário na Índia, Japão e  na ilha de Shanchuan, na China. Local onde morreu em 1552. O  seu corpo foi transportado para Malaca e depois, em 1637,  seus restos mortais foram levados para a  Basílica de Bom Jesus, construída pelos jesuítas em Goa. Francisco Xavier foi canonizado em1622.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo