Conflito no Oriente

Governo e rebeldes sírios negociam acordo para liberar Aleppo

As negociações ainda estão em andamento para finalizar como as evacuações aconteceriam e quantas pessoas iriam embora

Reuters

Um novo acordo está sendo negociado para completar a evacuação de áreas rebeldes ao leste de Aleppo, na Síria, que foi suspensa na sexta-feira, 16, depois que as forças pró-governo exigiram que pessoas também fossem removidas de duas aldeias sitiadas por insurgentes.

Um oficial rebelde sírio e um oficial do governo disseram neste sábado, 17, que a evacuação de Aleppo seria retomada e as duas aldeias xiitas seriam liberadas, bem como os feridos de duas cidades próximas à fronteira libanesa e leste de Aleppo.

Leia também:
.: Caritas Internacional dedica mensagem de Natal à Síria

Mas fontes disseram que as negociações ainda estão em andamento para finalizar como as evacuações aconteceriam e quantas pessoas iriam embora.

Um ponto de discórdia em conversações esta semana foi o número de pessoas que terá permissão para deixar as aldeias xiitas de al-Foua e Kefraya, na província de Idlib, que são sitiadas por insurgentes.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que milhares de pessoas assustadas e feridas ainda estavam no leste de Aleppo esperando para sair.

O oficial rebelde al-Farouk Abu Bakr, falando de Aleppo, disse que o acordo incluiria a evacuação das duas aldeias xiitas sitiadas por insurgentes, a liberação de feridos de duas cidades sitiadas por forças pró-governo perto da fronteira libanesa e a evacuação total de Aleppo oriental rebelde.

As cidades de Madaya e Zabadani são bloqueadas por forças pró-governo.

A operação de retirada de pessoas das últimas áreas controladas pela oposição na cidade síria de Aleppo foi suspensa na sexta-feira depois que milícias pró-governo exigiram que pessoas feridas deveriam também ser retiradas de duas vilas xiitas cercadas pelos combatentes rebeldes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo