Doação de Sangue

Governo de SP lança Campanha "Minha Doação Vale Ouro"

Campanha de doação de sangue durante os Jogos é realizada pela Fundação Pró-Sangue em parceria com Comitê Paulista das Olimpíadas 2016

Da redação, com Assessoria Pró-Sangue

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 1 de agosto, a campanha de doação de sangue #MinhaDoaçãoValeOuro. A ação faz parte do Plano Operativo da Secretaria da Saúde para suporte aos Jogos Olímpicos Rio2016 de futebol que acontecem na cidade de São Paulo.

A iniciativa, que recebe o apoio oficial do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, foi idealizada pela agência Publicis para a Fundação Pró-Sangue, de forma voluntária. O jogador de futebol Gabriel Barbosa, do Santos, é o protagonista da campanha e cedeu seu cachê para participar. A ação será veiculada durante todo o mês de agosto.

“Todo esse suporte faz parte de um plano de contingência do Governo do Estado de São Paulo para a realização de grandes eventos. A estratégia já foi colocada em ação por ocasião do evento mundial de futebol realizado no Brasil em 2014. Com essa campanha, que recorre a grandes ídolos e se une ao principal evento esportivo do planeta, temos a expectativa de reforçar o suporte transfusional”, afirma o prof. Dr. Vanderson Rocha, presidente da Pró-Sangue.

Nas peças veiculadas em estações de metrô, trens e pontos de ônibus, os atletas aparecem na posição de quem canta o hino nacional, com a mão no peito. O texto diz “Nestes Jogos Olímpicos, todo mundo vai ter orgulho desta modalidade: salvar vidas”.

Atualmente são coletadas no Brasil cerca de 3,7 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores de sangue no país. O número ainda é pequeno, quando comparado aos padrões dos Estados Unidos e da Europa, que se encontram entre os 5% e os 7%.

Para doar sangue, o voluntário deve se dirigir a um dos postos. As exigências são as de que o doador deva estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Em relação a documentação, basta apresentar um documento de identidade original com foto recente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo