O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reuniu pela primeira vez com o Papa Bento XVI neste sábado, 09, e disse ao Pontífice acreditar que o encontro do G8 na Alemanha foi um sucesso. O Papa e Bush conversaram na sala de estudos do Pontífice no Palácio Apostólico do Vaticano. Quando o Papa mencionou que Bush acabava de chegar do encontro das potências mundiais em Heiligendamm, Bush disse: "Sim, de seu velho país, e foi um sucesso… muitas opiniões diferentes, mas foi bom".
Na cordial conversa, que durou aproximadamente 35 minutos, falou-se dos principais temas da Política Internacional, em particular do Oriente Médio, a questão Israel-Palestina, Líbano, a preocupante situação do Iraque e as circunstâncias críticas em que as comunidades cristãs se encontram.
Da parte da Santa Sé, foi expresso mais uma vez o desejo de uma solução "regional e negociada" dos conflitos e da crise que se têm ocorrido na região. Na conversa, foi dedicada uma atenção especial à África e ao seu desenvolvimento, com referência também ao Darfur, não faltando uma troca de opiniões sobre a América Latina.
Segundo comunidade da Sala de Imprensa da Santa Sé, por fim, foram analisadas questões de ordem moral e religiosa atuais, entre as quais relativas aos direitos humanos e à liberdade religiosa, à defesa e promoção da Vida, ao matrimônio e à família, a educação das novas gerações e o desenvolvimento sustentável.
Medidas de segurança
A Praça de São Pedro foi interdita à circulação de pessoas antes que o Presidente norte americano chegasse e foi acionado um dispositivo de segurança. George W.Bush, acompanhado da sua esposa Laura, foi acolhido pelo Prefeito da Casa Pontifícia, D. James Harvey.
Durante a sessão fotográfica que antecedeu o encontro, o Papa felicitou o Presidente norte americano pela "grande iniciativa" decorrente da reunião do G8 em Heiligendamm, na Alemanha, a favor da "ajuda a África e na luta contra a Aids".
Após o encontro com o Papa, George W. Bush conversou com o secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone. Encerrando sua visita ao Vaticano Bush recebeu na sede da Embaixada dos Estados Unidos em Roma, altos representantes da Comunidade de Santo Egídio, ONG de Caris católica, empenhada em várias frentes nomeadamente a caritativa e de favorecimento da paz.