Furacão Irene castiga Porto Rico e ameaça Flórida

O furacão Irene atingiu Porto Rico nesta segunda-feira, 22, com ventos e chuvas torrenciais, afetando o fornecimento de energia e causando inundações, enquanto se dirigia para oeste em um trajeto que pode ameaçar a Flórida até o fim de semana.

Veículos de imprensa locais no território norte-americano do Caribe informaram que cerca de 600 pessoas se refugiaram em abrigos e o sistema de eletricidade foi cortado em metade da ilha, incluindo na capital San Juan, o que prejudicou cerca de 800 mil pessoas.

Muitas árvores foram derrubadas, os rios transbordaram e as estradas costeiras ficaram inundadas. Mas não houve notícias imediatas de mortos ou feridos graves.

O governador Luis Fortuno disse que a área mais afetada foi a costa leste, de Fajardo até Yabucoa, e que havia solicitado ao governo dos EUA declarar Porto Rico zona de desastre para poder ter acesso a fundos de emergência.

"Se tornou um furacão em questão de 24 horas e cruzou toda a ilha", disse Fortuno. "Isso demonstra que temos de estar preparados para quando esses sistemas se aproximam", afirmou.

Segundo o último informe do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o Irene apresentava ventos máximos sustentados de 130 quilômetros por hora. A previsão indica que o furacão passará pelo norte da ilha La Española, onde ficam República Dominicana e o Haiti.

O ciclone estava localizado a 115 quilômetros de Punta Cana, na República Dominicana, e caminhava para o sudeste das Bahamas.

Ao meio-dia de segunda-feira (horário local), as chuvas e os ventos haviam perdido a força em San Juan e a previsão é de que as autoridades reabrissem o aeroporto local.

O Irene, o primeiro furacão de uma agitada, mas não destrutiva, temporada de tempestades no Atlântico este ano, atingiu Porto Rico na manhã desta segunda.

A previsão geral do centro norte-americano indica que o furacão iria se aproximar do sul da Flórida na noite de quinta e na sexta-feira, depois de passar sobre as Ilhas Turks e Caicos e sobre as Bahamas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo