Reconhecimento e incentivo

Fundação Vaticana confere Prêmio Ratzinger a três teólogos

Durante a coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 14, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi apresentado o "Prêmio Ratzinger", conferido pela "Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI" a três estudiosos de teologia.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 30 de junho. Os vencedores são: Manlio Simonetti, leigo italiano estudioso da antiga literatura cristã e Patrologia; padre Olegario González de Cardedal, espanhol docente em Teologia Sistemática; e Maximilian Heim, abade alemão do Monastério de Heiligenkreuz, na Áustria, e professor de teologia dogmática e fundamental.

Vencedores

Segundo o Presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini, o vencedor desta primeira edição, professor Manlio Simonetti é uma das maiores autoridades em nível internacional e  “certamente a maior da Itália no campo dos estudos sobre o cristianismo antigo”.

“Como historiador do cristianismo, o professor Simonetti se distingue por sua atenção aos textos principais tratados com muito cuidado e interrogado com penetrante visão”, salientou Dom Ruini sobre o estudioso, que completou a pouco 85 anos.

Já o segundo agraciado pelo prêmio, professor Olegario González de Cardedal tem uma formação internacional – estudou e trabalhou em Mônaco da Baviera, Oxford e Washington. Seus estudos abordam questões teológicas fundamentais colocando em confronto a razão e a cultura atual.

O autor de “Joseph Ratzinger – Existência eclesial e teologia existencial, orientações fundamentais eclesiológicas sob as exigências da 'Lumen Gentium'”, professor Maximilian Heim tem 50 anos de idade e inicia agora sua carreira acadêmica.

“Ele é certamente um dos mais afiados e brilhantes representantes da nova geração de teólogos que inspiram o pensamento de Joseph Ratzinger-Bento XVI, ressaltou o presidente do Comitê Científico da Fundação.

Prêmio

O “Prêmio Ratzinger", como explica o Reitor da Libera Università Maria Ss. Assunta, em Roma, Professor Giuseppe Dalla Torre,  é concedido a estudiosos que se distinguam por “méritos especiais na investigação teológica”, no entendimento da teologia na realidade contemporânea e em âmbito do conhecimento acadêmico.

Para o professor  Dalla Torre, o conhecimento teológico contribui para o conhecimento da múltipla dimensão da realidade. A teologia “busca mostrar a unidade e a harmonia da revelação cristã”, ela é a “disciplina que estuda o fundamento da razão humana”, disse Dalla Torre recordando as palavras de Bento XVI.

A Fundação "Joseph Ratzinger – Benedetto XVI" quer promover o estudo da teologia na realidade contemporânea, explica Dalla Torre, e a entrega do prêmio a esses três estudiosos é o reconhecimento a três experiências distintas, mas que do mesmo modo são modelos a serem seguidos por outros estudiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo